Pequena empresária aposta nas vendas para o setor público
Dona Maria da Glória Gonçalves era proprietária de um bar em Santa Luzia, cidade do Sul da Bahia que fica a 421 quilômetros de Salvador. Há dois anos, ela decidiu ampliar o estabelecimento, que passou a funcionar também como restaurante. Em 2013, a empresária participou de licitação para fornecer refeições à prefeitura do município. Assim, tornou-se mais uma empreendedora de pequeno negócio na região a descobrir as vantagens de vender ao poder público.
Para Dona Maria, a experiência tem sido positiva. “Vender para a prefeitura ajudou a melhorar meu faturamento e os pagamentos são feitos em dia”, afirma a empresária, que estava entre os participantes do Encontro Regional de Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. O evento foi realizado nos dias 5 e 6, em Ilhéus, pela Unidade Regional do Sebrae, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb).
O encontro reuniu empresários de pequenos negócios, produtores da agricultura familiar e gestores públicos, com a proposta de mostrar que é possível e fácil negociar com os governos, além de ser uma importante ferramenta para distribuir riqueza e promover o desenvolvimento. Esse aspecto foi destacado pelo gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Bahia, Roberto Evangelista, na abertura do encontro.
“O fortalecimento dos pequenos negócios esta relacionado à permanência de atores locais nos municípios, o que só é possível quando se oportuniza a geração de renda e riqueza”, afirmou Evangelista. Na Bahia, a importância social das micro e pequenas empresas é hoje reconhecida principalmente pela Lei 11.619, que estabelece tratamento diferenciado ao setor no âmbito das compras governamentais.
Entre outros benefícios, a lei prevê que 25% das compras públicas sejam feitos junto às micro e pequenas empresas. Outra vantagem é a previsão de licitações exclusivas para o setor, quando o contrato seja de até R$ 80 mil. Com o encontro realizado em Ilhéus, onde foram reunidos gestores e potenciais fornecedores de 26 municípios, o Sebrae buscou divulgar esses instrumentos legais que favorecem as MPE.
A atividade incluiu palestras sobre temas como “Cenário do Desenvolvimento Regional”, proferida pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, e “Compras Governamentais como oportunidade de negócio e instrumento de promoção ao desenvolvimento local”, apresentada pela coordenadora da área de licitação da Saeb, Cristina Cardoso.
No encontro, houve também rodadas de negócios e oficinas específicas para empresários, gestores públicos e produtores da agricultura familiar. “Foi a reunião de quem tem o que vender com aqueles que podem e querem comprar”, resume a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo.
Gente como Dona Maria da Glória já descobriu o caminho vantajoso das compras governamentais. Perguntada sobre por que participou do evento promovido pelo Sebrae, ela tinha a resposta na ponta da língua. “Estou feliz com os resultados que venho conquistando e quero fazer novos negócios com clientes na área pública”.